GERAL

As últimas do Esporte

São Paulo tenta ampliar vantagem na liderança do Brasileiro
Tricolor recebe Botafogo no Morumbi em jogo atrasado
O São Paulo recebe o Botafogo, nesta quarta-feira (9) no estádio do Morumbi a partir das 21h30 (horário de Brasília), com o objetivo de vencer e ampliar sua vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro. Este jogo é atrasado, e vale pela 18ª rodada da competição.
Liderança com folga
O Tricolor do Morumbi chega a este confronto em uma situação muito confortável. Tem 68% de aproveitamento no Brasileiro, com 13 vitórias, 8 empates e apenas duas derrotas em 23 partidas. Considerando apenas seus últimos 10 compromissos na competição, são 7 triunfos e 3 empates.
Para o jogo desta quarta o técnico Fernando Diniz tem uma pequena dor de cabeça, Daniel Alves recebeu o terceiro cartão amarelo diante do Sport e está suspenso. Assim, o treinador pode optar pela entrada do veterano Hernanes, ou pode escolher um jogador mais jovem, como Vitor Bueno ou Tchê Tchê.
Independente de quem for a campo, o fundamental para o São Paulo é vencer e ampliar sua vantagem na liderança. Triunfando nesta quarta, o Tricolor, que tem 47 pontos, chegará a 50 e abrirá 7 sobre o vice-líder Atlético-MG, que tem 43.
Luta contra o rebaixamento
Já o Botafogo vai ao Morumbi sabendo que terá uma missão muito complicada para cumprir. Diante do líder da competição, a equipe de General Severiano terá que interromper uma sequência de cinco derrotas consecutivas que lhe aproximam cada vez mais do rebaixamento.
Atualmente na vice-lanterna da classificação com 20 pontos em 23 partidas, o Botafogo sabe que terá que fazer bem mais do que o mostrado na derrota de 1 a 0, no último sábado (5) para o Flamengo, de formar a conseguir pontos que lhe garantam respirar na luta para sair da zona perigosa.
Para a partida desta quarta, o Botafogo ainda não poderá contar com a presença do técnico Eduardo Barroca no banco de reservas. Após testar positivo para o novo coronavírus (covid-19), o treinador está assintomático. Mas como ainda não passaram 10 dias desde o teste, o protocolo da CBF o impede de estar presente ao jogo.

 

Libertadores: Palmeiras fica no 1 a 1 com o Libertad
Vaga para semifinais será definida na próxima terça em São Paulo

O Palmeiras foi até o estádio Defensores del Chaco, em Assunção (Paraguai), nesta terça-feira (8) e empatou em 1 a 1 com o Libertad na partida de ida das quartas de final da Copa Libertadores da América.
Após a igualdade no confronto de ida, o time paulista recebe a equipe paraguaia no Allianz Parque, na próxima terça-feira (15) a partir das 21h30, para definir quem fica com a vaga nas semifinais da competição continental.
Lei do ex
Jogando em casa, o Libertad assumiu o comando da partida desde o início. E a equipe paraguaia não demorou a ter sua primeira oportunidade, quando, aos 3 minutos, Bareiro bate forte da entrada da área. Mas o goleiro Weverton faz boa defesa.
A equipe da casa continuou com mais volume de jogo, e chegou novamente com perigo, quando, aos 16 minutos, Bareiro chega livre diante de Weverton e tenta tirar do goleiro brasileiro, mas acerta a trave.
O tempo foi passando, e o Libertad foi criando outras oportunidades. Já o Palmeiras se segurava. Mas, na primeira oportunidade clara que teve, o time brasileiro marcou. Aos 38 minutos, Gustavo Scarpa cobra escanteio e o zagueiro Gustavo Gómez (ex-jogador do Libertad) cabeceia para vencer o goleiro Martín Silva. Foi a lei do ex em ação.
Antes do intervalo o Verdão tem oportunidade de chegar ao 2 a 0, mas Rony fura bola que sobrou após a bola explodir na trave em cobrança de falta de Scarpa. Mas o jogo fica no 1 a 0 ao final da etapa inicial.
Empate do Libertad
Com a desvantagem no marcador, o time do Paraguai continuou a pressionar o Palmeiras. E esta postura teve resultado aos 16 minutos, quando Bareira cruza e Espinoza vence o goleiro Weverton no alto. Empate em 1 a 1.
O Palmeiras até tentou reagir, com boas chances de Gabriel Menino, aos 41 com uma pancada de longe, e de Lucas Lima, aos 47 em cobrança de falta, mas nada mudou.
O Libertad ainda teve uma última oportunidade, já aos 53 minutos, em cobrança de falta ensaiada de Espinoza que parou na trave.
Assim, a decisão ficou mesmo para a próxima terça.

 

Guris contra meninos: Grêmio e Santos opõem safras na Libertadores

Duelo pelas quartas reúne times com peças oriundas da base
Publicado em 09/12/2020 – 06:00 Por Lincoln Chaves – Repórter da TV Brasil e da Rádio Nacional – São Paulo
A Arena do Grêmio, em Porto Alegre, recebe nesta quarta-feira (9), às 19h15 (horário de Brasília), os primeiros 90 minutos do confronto entre Grêmio e Santos, pelas quartas de final da Libertadores. O jogo de volta será na próxima quarta (16), no mesmo horário, na Vila Belmiro, em Santos (SP). Quem avançar, enfrenta Racing, Boca Juniors (ambos da Argentina) ou Internacional em uma das semifinais.

 

 

Tricolores e alvinegros alcançaram um posto entre os oito principais times da América do Sul construindo suas vantagens nas partidas de ida dos respectivos confrontos das oitavas de final. Os gaúchos, por exemplo, encaminharam a classificação contra o Guaraní (Paraguai) ao vencerem por 2 a 0, fora de casa. Na volta, em Porto Alegre, os gremistas repetiram o placar. Já os paulistas derrotaram a LDU de Quito (Equador) por 2 a 1, na capital equatoriana, e se beneficiaram do gol como visitante ao perderem por 1 a 0 na Vila.
Outra característica em comum na dupla é a importância dos jogadores formados nas respectivas categorias de base. O Grêmio tem um terço dos jogadores oriundos das canteiras. Entre eles, o volante Darlan, o meia Jean Pyerre e o atacante Pepê, fundamentais na evolução do time de Renato Portaluppi em uma temporada que iniciou cambaleante, mesmo com a conquista do bicampeonato gaúcho.
O Tricolor vem de 16 partidas de invencibilidade. Nos últimos oito jogos desta sequência, Darlan (na vaga de Maicon, que se contundiu e retornou como opção no banco) e Jean Pyerre (após se recuperar de uma lesão muscular) ganharam espaço entre os titulares, onde já estava Pepê, vice-artilheiro gremista no ano, com 13 gols. O trio saiu jogando junto em seis dos duelos, com cinco vitórias e um empate. No banco, outras pratas da casa, como o meia Isaque e o atacante Ferreira, também são costumeiramente utilizados.
Acostumado a revelar e aproveitar jovens da base com frequência, o Santos tem metade do elenco composto por meninos da Vila. Parte se explica pela punição recebida pela Fifa, pelo não pagamento de dívidas com outros clubes, o que impede o Alvinegro de registrar novos jogadores. São quatro atletas formados no Peixe no time considerado titular: o goleiro John (que assumiu a vaga de João Paulo, outro prata da casa), o zagueiro Lucas Veríssimo, o volante Alison e o atacante Kaio Jorge.

 

A predominância da base se percebe, principalmente, quando o técnico Cuca precisa trocar peças contundidas ou suspensas no time titular. Jovens como os zagueiros Alex e Wagner Leonardo, o volante Sandry, os meias Ivonei e Lucas Lourenço e os atacantes Tailson e Marcos Leonardo – todos promovidos do ano passado para cá – são as opções imediatas. Até o meia Angelo, de apenas 15 anos, foi utilizado em 2020, tornando-se o segundo atleta mais jovem a defender o Peixe na história.
Prováveis times
No Grêmio, Renato faz mistério sobre a escalação. Preservado na goleada por 4 a 0 sobre o Vasco, no último domingo (6) pelo Campeonato Brasileiro, Jean Pyerre é dúvida devido a um novo desconforto muscular, que sentiu há uma semana na vitória sobre o Guaraní paraguaio. Outra incerteza é o zagueiro Walter Kannemann, que não atua há um mês por conta de uma lesão muscular. Caso a dupla não inicie, Isaque e David Braz são os prováveis substitutos.

 

O Tricolor deve atuar com Vanderlei; Victor Ferraz, Pedro Geromel, David Braz (Walter Kannemann) e Diogo Barbosa; Darlan, Matheus Henrique e Jean Pyerre (Isaque); Luiz Fernando, Pepê e Diego Souza.
Pelo lado santista a dúvida é se Lucas Veríssimo atuará. O clube, recentemente, rejeitou uma proposta do Benfica pelo zagueiro, o que o desagradou. Se o defensor não for a campo, Laércio (ex-Caxias, rival gremista na decisão do Campeonato Gaúcho) é a principal opção. O provável time que Cuca escalará terá: John; Pará, Lucas Veríssimo (Laércio), Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Diego Pituca e Soteldo; Marinho, Kaio Jorge e Lucas Braga.
Retrospecto
É a segunda vez que gremistas e santistas se encontram em uma edição da Libertadores. O primeiro duelo foi em 2007, pela semifinal. Em Porto Alegre, deu Grêmio, 2 a 0, gols dos meias Tcheco e Carlos Eduardo. Em Santos, vitória alvinegra por 3 a 1. Diego Souza (hoje atacante, à época meia) colocou o Tricolor à frente, mas o atacante Renatinho (dois) e o meia Zé Roberto viraram para o Peixe. O empate em 3 a 3 no placar agregado deu a vaga aos gaúchos, pelo gol fora de casa.

 

De lá para cá, os times se enfrentaram mais três vezes em competições de mata-mata, sempre pela Copa do Brasil. Em 2010, o Santos perdeu por 4 a 3 em Porto Alegre, mas venceu por 3 a 1 na Vila Belmiro e foi à final. Em 2013, nas oitavas de final, o Peixe levou a melhor em casa na ida (1 a 0). Na volta, o Grêmio ganhou na Arena por 2 a 0 e se classificou. No ano seguinte, a dupla se reencontrou na mesma fase. Após o Alvinegro fazer 2 a 0 na capital gaúcha, um caso de injúria racial de torcedores gremistas contra o goleiro santista Aranha casou a eliminação tricolor.
Na atual temporada, as equipes jogaram na Vila Belmiro pela 15ª rodada do Brasileirão. No último dia 11 de outubro, o Santos venceu por 2 a 1, com dois gols de Marinho, e Diego Souza fez para o Grêmio. A partida marcou a última derrota do Tricolor antes da atual sequência de 16 partidas de invencibilidade.

 

Atlético de Madri desponta como favorito ao título do Espanhol
Equipe comanda pelo argentino Simeone segue invicta após sete jogos
Geralmente azarão na disputa pelo título espanhol, o Atlético de Madri está sendo apontado como o grande favorito para levar o troféu da La Liga após uma sequência de vitórias implacável, enquanto Barcelona e Real Madrid continuam com dificuldades na competição.
O Atlético sofreu contra o Real Valladolid no sábado (5), mas acabou ganhando em casa por 2 x 0, na sétima vitória consecutiva no Campeonato Espanhol, deixando a equipe invicta de Diego Simeone na liderança com 26 pontos em 30 possíveis.
O clube tem 12 pontos de vantagem sobre o Barcelona, e seis pontos e um jogo a menos sobre o atual campeão Real Madrid, que visita na próxima semana.
A Real Sociedad é o adversário mais próximo, mas a boa fase inicial dos bascos começa a desaparecer após dois empates e, se o Atlético vencer os dois jogos a menos, terá sete pontos de vantagem.
O Atlético é conhecido por sua defesa sólida, mas nesta temporada marcou mais gols por jogo do que qualquer outra equipe da La Liga. A recém-adquirida boa performance no ataque não levou a uma queda na defesa, longe disso – eles ficaram oito jogos sem tomar gols e sofreram apenas dois gols.
Ao adotar o velho clichê de que está focado sempre no jogo a seguir, ninguém no Atlético está falando em ganhar o título.
“Estamos sempre olhando para o próximo jogo, não nos prendemos ao que estamos fazendo. No futebol, você vive para o que vai acontecer na próxima semana”, disse o técnico argentino Diego Simeone.
São Paulo vence o Sport e se mantém na liderança isolada da Série A
Na Arena do Grêmio, o tricolor gaúcho goleou o Vasco por 4 a 0

 

O São Paulo venceu o Sport por 1 a 0 neste domingo, no Morumbi, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com este placar, os tricolores chegaram a 45 pontos, se mantendo na liderança da competição. Os são paulinos tiveram a primeira oportunidade aos 7 minutos de jogo, em um chute, de perna direita, de Igor Gomes dentro da grande área. O goleiro Luan Polli conseguiu intervir realizando difícil defesa. Na sequência, os donos da casa continuaram em cima do adversário. Aos 13, Luciano aproveitou o cruzamento de Daniel Alves na primeira trave. O atacante bateu de primeira, indefensável para Luan Polli. À frente no placar o São Paulo continuou dominando a partida. Aos 28, Gabriel Sara tabelou com Igor Gomes e bateu de perna esquerda. A bola desviou na marcação, sobrando para Polli. Durante o restante do primeiro foi ataque contra defesa. O Leão da Ilha jogou atrás, enquanto o São Paulo se lançava em busca do segundo gol.

 

Luciano foi o autor do gol da vitória.
Luciano foi o autor do gol da vitória. – Rubens Chiri / saopaulofc.net
Na segunda etapa, os paulistas mantiveram o domínio da partida. Entretanto, os pernambucanos avançaram um pouco mais. Tivemos lance de perigo apenas aos 28, em um chute de Luciano após rebatida da zaga nordestina. Aos 41, mais uma vez Polli precisou fazer defesa difícil em um chute cruzado do lateral-esquerdo Reinaldo. Em seguida, aos 47, Polli apareceu mais uma vez após batida do volante Luan. Placar final: São Paulo 1, Sport 0.
O próximo compromisso do São Paulo é contra o vice-lanterna Botafogo. O confronto é referente a partida reagendada pela 18ª rodada. Tricolores e alvinegros vão se enfrentar no Morumbi, na próxima quarta-feira (9), às 21h30 (horário de Brasília). Já o Sport vai encarar o Coritiba em casa, na Ilha do Retiro, no Recife (PE). O duelo vai acontecer no domingo (13) às 18h15.
Grêmio 4 x 0 Vasco
No mesmo horário de São Paulo e Sport, o Grêmio goleou o Vasco por 4 a 0. No início do primeiro tempo, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS), os gaúchos começaram assustando. Ferreira cruzou, Pepê se antecipou ao lateral-direito Léo Matos e chutou para fora. Em seguida, aos 11, os gremistas voltaram a incomodar os vascaínos. Desta vez, Pepê cruzou para o cabeceio de Ferreira, que jogou para fora. Dois minutos depois, aos 13, Léo Matos respondeu para os cariocas, em chute dentro da área, provocando a defesa do goleiro Paulo Victor. Aos 24, Ferreira marcou o gol, entretanto no início da jogada o gremista Victor Ferraz tocou com o braço na bola. Sendo assim, o árbitro Raphael Claus (SP) anulou o que seria o primeiro gol da partida. Porém, de tanto pressionar, Diego Souza abriu o placar aos 40. O atacante se antecipou à zaga adversária e empurrou para o fundo da rede.

 

No segundo tempo, o Grêmio voltou avassalador. Aos 7, Diego Souza marcou o segundo de cabeça. Dois minutos depois, aos 9, o chileno Pinares acertou um chute colocado no canto direito do goleiro Fernando Miguel, que não conseguiu defender. Aos 33, Pepê quase fez o quarto, em um chute no travessão. Nos acréscimos, Lucas Silva foi derrubado por Miranda. Ele mesmo cobrou e fechou o placar. Grêmio 4, Vasco 0.
O próximo jogo do Grêmio será contra o Santos pelas quartas de final da Copa Libertadores da América. A partida será realizada na próxima quarta-feira (9) na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS), às 19h15 (horário de Brasília). Pelo Brasileirão, o Tricolor Gaúcho vai visitar o lanterna Goiás na Serrinha, em Goiânia (GO). O duelo vai ocorrer na segunda-feira (14) às 20h. Já o Vasco disputará o clássico com o Fluminense em São Januário, no Rio de Janeiro (RJ), no próximo domingo (13), às 20h30.

 

Confira a classificação da Série A do Campeonato Brasileiro

 

Fluminense bate Athletico (PR) no Maracanã e sobe na tabela
Na Fonte Nova, Ceará faz 2 a 0 no Bahia
Na noite de sábado, o Fluminense se deu bem sobre o Athletico Paranaense no Maracanã e venceu por 3 a 1 pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe fecha o sábado como quarto colocado com 39 pontos, dentro da zona de classificação direta para a Libertadores de 2021. O Furacão ocupa provisoriamente a décima segunda posição com 28 pontos.
O jogo começou com o time do técnico Odair Hellmann tentando pressionar. Logo aos três minutos, Marcos Paulo finalizou e Santos fez bela defesa. Mas aos cinco o time paranaense já respondeu. Richard foi lançado em profundidade e ficou frente a frente com Marcos Felipe, mas acabou travado no último segundo. E, aos nove, veio o gol dos visitantes. Léo Cittadini bateu de primeira. A desvantagem fez o Fluminense se atirar para cima. Até que aos 13 conseguiu um pênalti. Mas Nenê cobrou mal e perdeu a primeira penalidade pelo Tricolor. Dando sequência ao início frenético do jogo, veio o gol de empate. E justamente com Nenê. O veterano meio-campista aproveitou o cruzamento de Marcos Paulo para empurrar para as redes. Aos 31 poderia ter vindo a virada. Mas o meia Michel Araújo perdeu excelente oportunidade na frente do goleiro Santos. Depois disso, mesmo com a expulsão do zagueiro Thiago Heleno, o jogo caiu muito de intensidade.
Seguindo morno até os 27 minutos da etapa final, quando o atacante Marcos Paulo, quase sem ângulo, fez um golaço. E aos 29 o próprio Marcos Paulo ampliou. O camisa 11 recebeu no bico da área, driblou um adversário e fez outro belíssimo gol.
O próximo jogo dos cariocas será o clássico com o Vasco no domingo (13). O Furacão pega o Atlético Mineiro em casa no sábado (12).

Ceará vence Bahia em Salvador

Mesmo depois de obter a classificação na Copa Sul-Americana no meio de semana, o Bahia chegou pressionado para o jogo contra o Ceará na noite deste sábado (5), na Fonte Nova. As duas derrotas seguidas no Campeonato Nacional colocaram o time mais próximo da zona de rebaixamento. E o Ceará, mesmo estando com apenas um ponto a mais do que os baianos, chegava embalado pela goleada sobre o Vasco por 4 a 1 fora de casa na rodada passada.
Esse era o cenário antes do jogo. Com a bola rolando, o Bahia tentou se impor. Teve um gol anulado do meia Rodriguinho aos 27 minutos. Uma outra chance incrível que foi desperdiçada também pelo Rodriguinho aos 40 minutos. Cinco minutos depois foi a vez do Ceará chegar forte. Vina colocou a bola na cabeça de Tiago Pagnussat que mandou forte ao lado do gol de Douglas com muito perigo.
No segundo tempo, quando parecia que as equipes não tinham mais forças para buscar o gol, apareceu o artilheiro. Aos 36, Vina bateu no canto do gol baiano e abriu o placar. E, aos 49, Saulo Mineiro sacramentou a vitória com um chute forte.
Agora, o Vozão tem 32 pontos, em nono lugar. E o Bahia ficou com 28, em décimo terceiro. O Ceará volta a jogar no sábado (12) contra o Atlético Goianiense em casa. No mesmo dia, o Bahia visita o Palmeiras.

Agência Brasil

 

 

Redação

Portal Brasil Empresarial: Notícias sobre a economia, o Brasil, empresas e empreendedores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *