“Como ser um centenário saudável” é tema de palestra
Segundo a geneticista Mayana Zatz, professora titular do Instituto de Biociências da USP, envelhecer com saúde depende da genética, que corresponde a 80% desse processo, enquanto os demais 20% ficam com o ambiente, e há algumas variáveis envolvidas.
De acordo com especialistas, exercício físico aumenta a autofagia e por isso auxilia na longevidade. Do mesmo modo, a restrição calórica e o resveratrol (encontrado em uvas e vinhos) também nos ajudam a envelhecer melhor.
Mas também há hipóteses sobre maior longevidade para quem tem um corpo menor, já que há menor divisão celular. Dieta mediterrânea e a microbiota intestinal também podem responder por um aumento da capacidade cognitiva, que nos leva a viver com mais saúde…
Para responder à pergunta tema da palestra, Mayana também cita a tecnologia, já que é possível transformar genes comuns em genes protetores e os xenotransplantes, que vêm sendo estudados há certo tempo.
Portanto, há questões genéticas e avanços na Ciência para promover longevidade com saúde. Entretanto, para as pessoas centenárias que participam dos estudos da geneticista o segredo está em: otimismo, senso de humor, alegria de viver e paixão em tudo.
Outras palestras e diferentes descobertas científicas serão apresentadas no Brain Congress 2023 – maior congresso em Neurociência do Brasil, que reúne psicólogos, psiquiatras, neurologistas, geriatras e inúmeros especialistas em Florianópolis até o dia 10 de junho.
22ª Brain, Behavior and Emotions
Data: De 07 a 10 de junho
Local: Florianópolis
Inscrições: https://www.braincongress.com.br/inscricoes/index.php#topo
– Liberação de imprensa