Seis dicas para quem quer empreender
Segundo dados do Painel Mapa de Empresas, há cerca de 20 milhões de empresas ativas no país, sendo 2,7 milhões abertas em 2022. O Brasil está entre os países que mais empreendem no mundo: ele saiu da 13ª posição para a 7ª posição do ranking mundial de empreendedores, em uma escala de 50 países.
O fato é que a crise sanitária, causada pela pandemia da COVID-19, deu uma impulsionada nesses números. Em 2021, por exemplo, um relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2021, realizado pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), registrou que quase 10% da população adulta está à frente de um empreendimento no país.
“Muitos fatores desencadeados na pandemia acabaram influenciando muitos a empreenderem: o home office e a possibilidade de conseguir equilibrar os pratos entre vida pessoal e trabalho; a insegurança em relação ao desemprego, causado pela crise; transformação digital, entre outros”, afirma o CEO do market4u, Eduardo Córdova.
Córdova é um empreendedor nato. Começou com 18 anos de idade e passou por todo perrengue que todo empresário já passou: viu seus negócios não darem certo e viu também um projeto pivotar, até que teve o grande insight de criar a maior rede de mercados autônomos do país – pioneira no Brasil – o market4u. Atualmente, o modelo de negócio é sucesso e possui mais de 2000 unidades em todo Brasil, entre lojas próprias e franquias. A expectativa é fazer a companhia crescer 700 vezes nos próximos anos, principalmente em novos canais de venda, como marketplace.
O empresário dá dicas para quem pensa em começar a empreender em 2023.
1- Para escolher em qual ramo de atividade empreender, muitos pensam somente no que gostam de fazer, isso com certeza também é importante, mas precisa analisar em conjunto qual problema você vai resolver, primeiro se ele de fato existe e qual o tamanho do seu mercado.
2- Faça um benchmarking. Procure nos seus concorrentes o que eles fazem, como eles fazem e veja quais os diferenciais que você pode oferecer com seu negócio. O benchmarking, diferente do que pensam, não é copiar a concorrência, e sim, ver se há espaço para um novo negócio no mesmo segmento ou possíveis carências do setor;
3- Modelo de negócio bem consistente. Não adianta só empreender, é preciso ganhar dinheiro com o negócio, certo? Ter um modelo de negócio bem definido e desenhado vai fazer com que você entenda como, em quanto tempo e qual o plano de ação para obter lucro;
4- Estude seu público alvo. Onde ele está? O que faz? Quanto estaria disposto a pagar pelo seu serviço ou produto? Faça essas perguntas incansavelmente até achar todas as respostas;
5- Invista em marketing. Em todo começo de negócio, a verba não é assim tão grande, nós sabemos, mas reserve um pouco para divulgar seu negócio: seja contratando uma agência ou um influenciador digital local que converse com seu público. Além disso, a criação de um site e estar nas redes sociais é imprescindível nos dias de hoje.
6- Comece e tenha coragem. Não espere ficar perfeito para começar e não espere o momento certo, senão você nunca vai criar seu negócio. Os erros a gente sempre corrige no processo – o importante é começar com o mínimo viável para fazer o negócio funcionar.
– Liberação da imprensa