Sanepar e Bombeiros instalam barreira de contenção no Rio Piraquara
Técnicos da Sanepar e do Corpo de Bombeiros instalaram uma barreira no Rio Piraquara para tentar conter o transporte de material sólido flutuante até a unidade de captação de água do sistema Iraí, em Pinhais. A barreira fica a 6,1 quilômetros da captação. A informação foi distribuída pela Assessoria da Sanepar.
A nota da empresa diz que a medida é preventiva: “É para evitar que um grande volume de material sólido prejudique o processo de tratamento de água, afetando o abastecimento da população, como ocorreu na semana passada. A barreira de contenção é de lona e material flutuante e tem 15 metros de extensão, de uma margem a outra do rio. Além de conter resíduos sólidos, a barreira sinaliza o trecho do rio onde há alteração da qualidade da água. A medida contribui para o monitoramento da qualidade do manancial e, numa nova ocorrência de poluição, para a identificação mais rápida da fonte poluidora”.
Dos casos mais recentes, esta foi a segunda vez que uma empresa da região dos mananciais, que abastecem Curitiba, joga material poluente nos rios. Milhares de Curitibanos tem ficado sem água por este motivo, a cada vez que este crime ambiental se repete. Mas raramente há informação ao público sobre os responsáveis e as devidas punições.