Pular para o conteúdo
Portal Brasil Empresarial

  • Início
  • CONTATO
EMPRESAS E EMPREENDEDORES

Recuperação da economia deve ficar só para 2020, agravando a situação de empresas que já trabalham no limite

O prolongamento da crise leva muitos empresários ao temor de que seus negócios não consigam sobreviver por mais tempo
O prolongamento da crise econômica está demonstrando que a recuperação poderá acontecer só no ano que vem. E este fato leva muitos empresários ao temor de que os seus negócios não consigam sobreviver por mais tempo. Esta análise é do advogado empresarial, Thierry Phillipe Souto, especialista em recuperações judiciais. Com a atuação nesta área, ele convive com os problemas de seus clientes, e analisa: “A reforma da previdência foi aprovada no Congresso e é comemorada por empresários que não se deram conta de que os efeitos positivos ainda estão distantes. E muitos outros se perguntam como irão sobreviver até 2020”.
O advogado reconhece que a aprovação da reforma era o principal impasse a ser resolvido. Mas lembra que a recuperação não virá da noite para o dia: “O cenário do mercado é de terra arrasada, com empresas acumulando prejuízos , sofrendo pela falta de dinheiro, ou vagando agonizantes, em busca da sobrevivência. Estamos chegando aos meses finais de um ano difícil. E é preciso se preparar para 2020, que ainda seguirá com muitos obstáculos”. Ele cita os Relatórios de Mercado Focus, divulgados pelo Banco Central, indicando um crescimento econômico menor que 1% neste ano de 2019, quando a previsão era de 2,5%.
Outro levantamento, que foi divulgado pelo IBGE, mostra que 60% das empresas abertas em 2012 fecharam em cinco anos. Este dado preocupante está no relatório “Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo”. E também indica que os números seguiram caindo: Em 2017, a pesquisa mostra que havia cerca de 4,5 milhões de empresas no país, 22,9 mil a menos que no ano anterior, o que mostrou ser uma tendência.
ALTERNATIVAS PARA EMPRESAS EM CRISE
Pelo acompanhamento diário de problemas de empresas em dificuldades, o advogado Thierry Phillipe Souto sugere que os empresários agora precisam “arrumar a casa”, reorganizando as suas dívidas com urgência. E que também devem prorrogar o endividamento de curto prazo, evitando investimentos desnecessários. E acrescenta: “Este é o pior momento para que as empresas venham a se complicar ainda mais, com novas cobranças que podem levar a perda de suas máquinas, matéria-prima e dinheiro. Isso pode ser fatal nesta hora, tornando-se o golpe de misericórdia”.
Os seguidos pedidos de recuperação judicial dos noticiários indicam que esta pode ser uma alternativa diante de fases difíceis, analisa o advogado. Thierry Phillipe Souto explica que a recuperação judicial é uma medida preventiva comum, usada por empresas para seguir com os seus negócios, barrando as cobranças e reorganizando as dívidas. “Muitas empresas que temem a piora da situação se adiantam para poderem ficar mais fortalecidas diante da crise. Em momentos assim a palavra certa é planejamento. E o empresário precisa ter foco e atitude” afirma.

Dr. Thierry Phillipe Souto

 

PREJUÍZOS POR FALTA DE CONTRATOS
Thierry Phillipe Souto cita ainda a falta de contratos como uma das grandes causas dos números negativos para as empresas: “Negócios realizados informalmente viram grandes problemas. E a falta de contratos tem consequências quando uma das partes descumpre o combinado. Quando há contrato as empresas podem encontrar na hora as respostas necessárias para resolver desentendimentos”, explica.
Ele já viu uma série de casos em que a falta de contrato levou a grandes dificuldades para cobrar a outra parte. E estes processos costumam levar muitos anos, sem certeza de resultados: “Os contratos devem ser feitos com a análise de todas as possibilidades de descumprimento, ou se tornam inúteis. Tudo deve ser definido antes mesmo de se concretizar a relação empresarial, garantindo maior segurança jurídica e ganho de tempo e dinheiro. E com maiores chances de sucesso ao final de um possível processo”, conclui.

Thierry Phillipe Souto Advocacia Empresarial

 

  • Trem entre Morretes e Antonina fará transporte de passageiros

  • Em onze anos, agricultura familiar perde 9,5% dos estabelecimentos e 2,2 milhões de postos de trabalho

Redação

Portal Brasil Empresarial: Notícias sobre a economia, o Brasil, empresas e empreendedores.

Share This Post:

Você pode gostar também

Carta Brasil Mais Simples 2019 apresenta 15 propostas para melhoria do ambiente de negócios

Em cada dez usuários de cartão de crédito, dois são adeptos de bancos digitais, revela pesquisa

Projeto limita acionamento de patrimônio particular de sócios de empresas e sociedades limitadas