ONU no Iraque diz que país não pode pagar preço de rivalidades externas
Missão das Nações Unidas no país, Unami, condenou o ataque às bases militares dos Estados Unidos nas cidades de Erbil e Anbar; ofensiva foi realizada pelo Irã após a morte de seu comandante militar num ataque americano, na semana passada.
O ataque do Irã a duas bases militares americanas no Iraque apenas servem para escalar o conflito, e mais uma vez, violar a soberania iraquiana.
A declaração consta de um tuíte publicado pela Missão da ONU no Iraque, Unami, horas após a ofensiva do Irã às bases de Erbil e Anbar.
Diálogo
A Unami afirmou que “A violência sem sentido tem efeitos previsíveis”.
A Missão da ONU no Iraque pediu moderação imediata por parte de todos e a retomada do diálogo.
Para a Unami, o Iraque não deve pagar o preço de rivalidades externas.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, emitiu uma nota a líderes de todo o mundo dizendo que tinha uma mensagem simples para eles, que parassem com a escalada, exercessem moderação máxima e que retomassem o diálogo.
Guterres disse ainda que era preciso renovar a cooperação internacional. Na segunda-feira, ele fez um apelo por diálogo e disse que o mundo não pode esquecer do “terrível sofrimento causado por uma guerra”.
O secretário-geral da ONU afirmou que é dever de todos evitar uma guerra no Golfo com a qual o mundo não pode arcar. E finalizou lembrando que são as pessoas que pagam o maior preço nesta equação.
ONU