Governo do Paraná gastou R$ 155 mil por dia em publicidade no primeiro semestre
Segundo os dados oficiais do Governo do Paraná, enviados ao Livre.jor via Lei de Acesso Informação (LAI), no primeiro semestre deste ano foram R$ 22 milhões em propaganda institucional, para divulgar projetos e medidas do governo, e pouco mais de R$ 5 milhões para publicação de editais.
O valor gasto para divulgar a gestão e atos do governo representa uma redução de 55% em comparação ao registrado no mesmo período do ano passado. Entre janeiro e junho de 2018, a gestão Beto Richa (PSDB) / Cida Borghetti (PP) gastou R$ 63,7 milhões em propaganda e publicidade, como encartes de revistas e veiculação em televisão, e publicidade legal, como editais e relatórios públicos.
Dos pouco mais de R$ 22,6 milhões gastos em publicidade institucional desde janeiro deste ano a maior parte, quase R$ 10 milhões, ou seja, cerca de 45%, foi recurso usado pela Secretaria de Comunicação do governo, que gerencia a conta do governo com as agências de publicidade. A Copel é a segunda maior conta em publicidade, com uma fatia de cerca de 25% do total gasto neste primeiro semestre, o que representa um gasto de R$ 5,5 milhões. Na sequência, vem a Sanepar, que usou R$ 4,1 milhões em propaganda institucional, pouco mais de 18% do total usado pelo governo desde janeiro.
Na outra ponta, entre quem recebeu este valor, a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), entidade que agrega mais de 320 rádios do interior do estado, é quem abocanhou a maior parte da publicidade institucional, cerca de R$ 3,9 milhões. Em segundo lugar aparece a RPC, com aproximadamente R$ 1,7 milhão, a produtora SoftVídeo, com R$ 1,5 milhão, e a RIC, com pouco mais de R$ 1 milhão.
Já na conta da publicidade legal, que é a que banca os editais e publicação de relatórios dos departamentos públicos, as estatais Copel e Sanepar são as responsáveis por 26% dos R$ 5,5 milhões usados no primeiro semestre. As duas empresas gastaram juntas quase R$ 1,5 milhão em publicidade legal
Clique no link abaixo para ver a publicação original detalhada do Livre.Jor
Governo do Paraná gastou R$ 155 mil por dia em publicidade no primeiro semestre