Como usar as redes sociais e gerar leads rapidamente?
As redes sociais são um grande instrumento para aumentar a divulgação e consequentemente as vendas de uma empresa. Essas ferramentas têm um poder enorme de gerar leads rapidamente e engajar o público, melhorando a visibilidade de uma marca.
Mas para que as redes sociais consigam gerar leads, é necessário influenciar o público com conteúdo pertinente e atrativo. Ou seja, mais do que estar na internet, é preciso planejar como será o processo de criação e divulgação do conteúdo para atrair pessoas nesses canais.
O que são as redes sociais e como fazer um bom uso dessas ferramentas para gerar conteúdo rico para os seguidores?
Redes sociais o que é?
As redes sociais são plataformas que conectam pessoas e ajudam no compartilhamento de informações. Atualmente, são usadas tanto para uso pessoal como para uso profissional ou comercial.
Nessas plataformas os usuários criam seus perfis pessoais ou páginas. As pessoas interagem e buscam informações de acordo com seus valores, interesses, entre outros tipos de afinidades que podem conectar as pessoas.
Além disso, as redes sociais são ótimas ferramentas para utilizar anúncios pagos. Com um valor bem menor que a mídia tradicional, é possível aumentar a visibilidade da empresa e gerar leads qualificados.
Dessa forma, se a empresa deseja ampliar um relacionamento com os usuários e potenciais clientes, é preciso acompanhar as tendências de marketing digital e manter uma forte presença nas redes sociais.
As principais redes sociais para gerar leads no Brasil (Facebook/Instagram /LinkedIn/Twitter)
São diversas redes sociais que podem ser utilizadas para criação de conteúdo e geração de leads rapidamente. Confira quais são as principais redes sociais e as vantagens na utilização:
O Facebook é a maior rede social na atualidade e ostenta a marca de 2,6 bilhões de usuários no mundo todo. Somente no Brasil, o número de usuários chega a 127 milhões de pessoas.
Pontos fortes:
Popularidade: quase todo mundo usa a rede social
Permite a segmentação de pessoas por meio de grupos
Facebook ADS: anúncio segmentado para o público ideal
O Instagram chegou recentemente à marca de 1 bilhão de usuários em sua plataforma. No Brasil, 50 milhões de brasileiros usam essa rede social diariamente.
Pontos fortes:
Permite impulsionamento de conteúdo por meio do Instagram ADS
Cria diferentes segmentações e atinge um público específico
A ferramenta Stories permite divulgar conteúdos e interagir com o público, além de contar com métricas de cada história
A rede social Twitter conta mais de 300 milhões de usuários ativos no mundo. Destaca-se pela simplicidade do uso e pelo poder de viralização dos conteúdos. Basta ver os diversos prints de postagens feitas no Twitter que são espalhadas por todas as redes sociais.
Isso demonstra o poder de atrair e engajar as pessoas com conteúdo simples e eficazes.
Os usuários podem criar post de até 280 caracteres. Ou seja, é uma ferramenta que permite que o usuário publique atualizações a todo o momento.
Pontos fortes:
Possibilidade de atrair o público do Twitter para página principal, como site ou blog.
Possui uma campanha específica para geração de leads. A empresa pode anunciar por meio do Twitter ADS e só paga por lead que for gerado
O LinkedIn é a maior rede social voltada ao mundo profissional. Ela permite gerar conexões e envolver diversos profissionais com conteúdo e informações pertinentes à área de negócios.
E nesse ponto é uma ótima opção divulgar e criar conteúdos no LinkedIn, pois torna a empresa referência no assunto e oferece visibilidade da empresa para profissionais de vários nichos de mercado.
Pontos fortes:
Público qualificado
Ideal para estabelecer conexões de negócios, tanto B2B como B2C.
Como gerar conteúdo rico/relevante nas redes sociais
Para que a empresa consiga criar conteúdo rico e relevante nas redes sociais, precisa seguir os seguintes passos:
1º- Defina uma persona: cada produto ou serviço apresenta uma persona ideal. Definir quem é essa pessoa o ajuda a pensar em um conteúdo relevante.
2º- Qual rede social ela usa: a persona pode estar em uma ou em várias redes sociais ao mesmo tempo. Dessa forma, escolher qual terá mais impacto ou manter a presença em todas as redes sociais deve ser uma estratégia a ser pensada.
3º- Formato do conteúdo: pensar no formato da mídia é outra estratégia. A persona pode gostar só de texto, só de áudio ou só de vídeos, por exemplo. Pensar criar conteúdos alternados pode ser uma saída.
4º- Ajuste o conteúdo à etapa certa do funil de vendas: saber em que etapa do funil de vendas a persona se encontra é muito importante para gerar conteúdo relevante. Um conteúdo desalinhado a essa estratégia pode ser ineficaz.
5º- CTA: o que deseja que a pessoa faça após consumir o conteúdo? Essa estratégia e válida, pois é a interação que melhor gerará um lead para a empresa.
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