TECNOLOGIA E INTERNET

Vantagens da impressão 3D para a indústria

A tecnologia de impressão 3D tem conquistado cada vez mais espaço em diversos ramos da indústria. Seja desenvolvendo protótipos, peças finais, ou ferramentas especializadas e individualizadas, as impressoras 3D diminuem tempos e custos de produção em larga escala e estão transformado a lógica dos processos industriais, definitivamente.

A tecnologia tem protagonizado o que ficou conhecido como Nova Revolução Industrial ou Indústria 4.0. Dentre as inúmeras vantagens que essa tecnologia pode oferecer para a indústria, fizemos uma lista com as cinco mais interessantes.A confecção de protótipos a partir de processos de impressão 3D é uma técnica que as indústrias vêm utilizando há aproximadamente 20 anos.

Mas foi só recentemente que esses protótipos se tornaram tão reais e tão interativos que chegam a ser confundidos com as versões finais.

Em 2014, por exemplo, a montadora Local Motors, causou um furor no Salão da Indústria de Chicago quando imprimiu em 44 horas um protótipo de carro exclusivo.

Com uma única peça a impressora produziu o chassi e a carroceria e, posteriormente, a equipe da montadora adicionou as outras partes manualmente.

Outro caso mais recente é o da empresa norte-americana de moda e acessórios esportivos, a Under Armour, que lançou para o mercado um protótipo de tênis totalmente fabricado por meio uma impressora 3D.

A prototipagem em 3D permite que as indústrias fabriquem peças muito mais realísticas, aumentando a previsibilidade de erros e garantindo que os produtos cheguem ao mercado mais rapidamente.

A possibilidade de imprimir peças muito complexas de uma só vez, com a quantidade exata de matéria prima necessária para sua confecção é uma das grandes vantagens da impressão 3D.

Na, indústria aeroespacial, por exemplo, em que as matérias primas são muito caras, isso implica em uma considerável redução de custos, evitando desperdícios.

Além disso, a alta precisão no design, permite o encaixe perfeito de peças de substituição e manutenção, economizando tempo com ajustes e correção.

Recentemente apresentamos um caso em que foi realizada a manutenção de uma aeronave em alto mar, graças à tecnologia de impressão 3D, que demonstra toda a agilidade e versatilidade desse processo e a excelente relação custo benefício na escolha dessa solução.

E falando em economia e agilidade, não podemos deixar de citar essa grande vantagem de ter uma impressora 3D nos processos industriais.

Na manufatura tradicional, muitas vezes é preciso investir em diversos maquinários para operar materiais diferentes, o que implica em custos elevados e aumento do tempo de produção.

Com impressoras 3D que utilizam tecnologias FDM, é possível, em um único processo trabalhar com matérias primas variadas, tornando a fabricação muito mais prática.

Além disso, os materiais podem ser coloridos na própria bandeja de impressão, necessitando cada vez menos de procedimentos manuais.

A tendência para um futuro próximo é ampliar o espectro de materiais imprimíveis em 3D. Esse é um dos motivos que levou GE a investir milhões nessa tecnologia esse ano.

A indústria aposta que 20% de sua produção deverá envolver processos de impressão 3D até 2025. No mesmo caminho estão a Ford Motors, a Airbus e a Boing, que já incorporaram a tecnologia às suas inovações e vem investindo crescentemente nessa tecnologia.

Poucas coisas atraem mais clientes como o conceito de exclusividade e impressão 3D oferece a possibilidade da produção de peças personalizadas.

Os setores da indústria que mais se beneficiam dessa capacidade da tecnologia 3D são o joalheiro, o protético, e o de vestuário.

No final de 2015 a Adidas desenvolveu uma iniciativa chamada Futurecraft, que consiste na produção de tênis de corrida com um solado impresso em 3D, sob medida para o cliente.

Por meio de tecnologias de design 3D o consumidor poderá entrar na loja, correr um pouco em uma esteira que capta o desenho da dinâmica e a forma da pisada e ter impresso um solado exclusivo para seus passos.

Os materiais utilizados para impressão 3D, em geral, são pós ou filamentos e são muito mais fáceis de armazenar e transportar do que peças inteiras.

Além disso, pelo tamanho do equipamento e variedade de materiais que podem imprimir, muitas impressoras podem ser instaladas em locais menores do que as indústrias tradicionais.

Isso significa que as fábricas podem sair dos grandes polos industriais e se aproximar geograficamente dos centros consumidores, ou mesmo dos locais onde sejam necessárias, por exemplo, aeroportos, navios, e outros lugares estratégicos para produção de peças de manutenção.

Essa é a expectativa da Local Motors, que desde 2014, tem investido na expansão de “micro fábricas”, uma vez que as impressoras podem ser instaladas em qualquer lugar.

Essa vantagem impacta nos custos de transporte, estocagem e mão de obra, otimizando toda a logística da empresa.

A previsão mais otimista é que, nos próximos anos, essa tecnologia revolucionará definitivamente a lógica industrial, substituindo suas grandes fábricas e suas infinitas cadeias produtivas, por processos mais práticos, mais baratos e mais inteligentes.

Redação

Portal Brasil Empresarial: Notícias sobre a economia, o Brasil, empresas e empreendedores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *