A chegada da televisão colorida ao Brasil em 1972
A TV colorida chegou quando o Brasil era governado por militares, e vivia o chamado “milagre brasileiro”, prosperidade econômica que acabaria em 1973, com a crise mundial do petróleo.
O governo do general Emílio Garrastazu Médici procurou associar a chegada da televisão colorida ao clima de progresso econômico do país, transformando a inauguração na Festa da Uva de Caxias do Sul, sua terra natal, em um grande acontecimento, com transmissão nacional.
A televisão colorida chegou no dia 19 de fevereiro de 1972, e marcou a abertura da Festa da Uva de Caxias do Sul, terra do Presidente da época, General Garrastazu Médici.
Uma curiosidade: Como a copa de 1970 foi gravada no exterior, já no sistema colorido, e muitas vezes esta gravação foi mostrada posteriormente com trechos em reprise, ainda há quem acredite que a copa foi transmitida em cores, no ano de 1970, o que não aconteceu. Apenas no exterior, em países mais desenvolvidos, a transmissão foi em cores. Os equipamentos coloridos para as emissoras brasileiras só chegaram após a autorização do Governo Federal.
E mesmo após o dia marcado para o início das transmissões pelo governo, em 19 de fevereiro de 1972, poucos programas eram coloridos. A compra de novos telecines, câmeras, transmissores e equipamentos de vídeo tape eram caros. Um exemplo foi a primeira novela colorida, “O Bem Amado”, que só entrou no ar pela Rede Globo quase um ano depois da data oficial do início do sistema em cores. A novela começou em janeiro de 1973.
Veja acima a gravação do primeiro programa colorido da NBC, nos Estados Unidos, em 1958. O início é em preto e branco, e depois o sistema colorido é acionado. O então presidente Eisenhower participa do evento.
Veja uma reportagem relembrando os primeiros programas coloridos da tv, a partir de fevereiro de 1972.
Antiga câmera da Rede Tupi.
 Plástico em três cores vendido antes da televisão colorida.
Plástico em três cores vendido antes da televisão colorida.
Se você se interessa pelo assunto, clique aqui para conhecer o grupo “Memória da Televisão no Brasil”.
– Memória Brasil





 
							 
							