5 dicas para que um site apareça no topo da pesquisa do Google
Antes mesmo da pandemia chegar e transformar a vida como a conhecíamos, já era possível notar algumas mudanças em relação ao ecossistema digital. O isolamento social acabou acelerando o processo de digitalização e as marcas precisaram se adaptar a este novo mundo.
Fachadas e anúncios em lugares movimentados, que garantiam a visibilidade das empresas físicas, foram trocadas pelo principal destaque no mundo digital: a SERP (Search Engine Results Page), ou, de forma mais simplificada, a página de resultados de pesquisa do Google. Todos os links, anúncios ou imagens que você vê ao fazer uma busca fazem parte da SERP.
Mas como garantir um espaço no topo das buscas e se destacar da concorrência? Com base no State of Search 2022, estudo que analisa as tendências de buscas, Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush, plataforma de gerenciamento de visibilidade online, separou algumas dicas que as marcas devem seguir para garantir seus lugares na SERP. Confira:
Crie conteúdos de acordo com o seu público
Palavras-chave informacionais representam 70% dos termos de pesquisa feitos pelos usuários. Como já diz o nome, esse modelo engloba as buscas que as pessoas fazem para se informar sobre questões específicas ou informações gerais. Exemplos: “O que é palavra-chave”, “Como estar no topo das pesquisas do Google”, “Como aumentar a visibilidade do meu site”.
Como as buscas por esse tipo de termo são mais populares, invista nelas. Criar conteúdo com assuntos que respondam dúvidas sobre seus serviços e produtos é uma boa alternativa para estar à frente das páginas de pesquisa e aumentar o tráfego do seu site.
Invista na experiência do usuário
Cada vez mais, o Google dá destaque para sites que possuem uma boa experiência de usuário. Por isso, coloque-se no lugar do seu cliente. Veja os erros e acertos da arquitetura e da parte técnica do seu site. Páginas muito lentas, por exemplo, dificultam a jornada do consumidor, assim como um negócio mal organizado. Se um site for fácil de navegar e tiver uma estrutura sólida, é mais provável que os usuários passem mais tempo e se engajem mais.
Insira links internos
O Google rastreia a internet usando links, o que significa que os links internos são uma parte muito importante do SEO. Links são vistos como um voto de confiança; então use isso a seu favor e crie “acessos” que apontem páginas de alta autoridade para outras partes do seu site.
Que tal produzir alguns vídeos?
Produzir vídeos sobre seus produtos e serviços são ótimas formas de aparecer no topo das páginas de pesquisa. Isso porque as pessoas mudaram a forma como consomem a informação. Então, entenda as necessidades do seu público e o que fariam eles clicarem no seu conteúdo. Quanto mais diverso for o material que você oferecer aos usuários, maior será a sua audiência.
Fique atento às perguntas
Sempre que você faz uma pesquisa no Google, aparece a opção: “as pessoas também perguntam”. Essa característica aponta o que os usuários querem saber sobre o tema que você está procurando. Por isso, analise o que está relacionado com o seu site para produzir conteúdos relevantes ao seu público.
– Liberação da imprensa